Senado promove audiência para debater proteção das águas do DF

A Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal promove nesta quarta-feira (27) uma audiência pública para debater a atual situação de contaminação e as ameaças às águas do Distrito Federal. O encontro reunirá especialistas e representantes da sociedade civil para discutir soluções e ações efetivas frente aos desafios identificados para o futuro hídrico da capital.

O Distrito Federal também está em uma região que desempenha um papel fundamental na produção hídrica nacional. Na Estação de Águas Emendadas, por exemplo, há uma nascente que alimenta duas das principais bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul: a Araguaia-Tocantins e a Paraná, que levam água para as regiões Sul e Norte do país.

“Embora estejamos em uma posição estratégica para recarga dos lençóis freáticos, o DF conta com peculiaridades que são preocupantes. Somos a terceira unidade da federação com menor disponibilidade hídrica superficial, que somado a um acelerado crescimento populacional e um histórico recente de crises hídricas, exige um planejamento rigoroso da gestão hídrica”, aponta a presidente da CMA, senadora Leila Barros (PDT-DF).

senadora leila

O cenário é agravado por episódios de contaminação da água, como o identificado pela Universidade de Brasília na Estação Ecológica de Águas Emendadas. Em 2021, foi constatada a presença de mercúrio proveniente da movimentação de veículos e da queima de combustíveis fósseis.

Outro ponto de preocupação é o Rio Melchior, que recebe 40% dos esgotos do Distrito Federal. Embora, passe por tratamento, o curso d’água de 25 quilômetros é também local de despejo de chorume do aterro sanitário, além de efluentes não tratados resultantes de processos industriais e agrícolas.

“A audiência pública visa não apenas a discutir os problemas, mas também a buscar alternativas sustentáveis para a gestão dos recursos hídricos, a conservação das nascentes e a proteção dos aquíferos que sustentam a vida e a biodiversidade no Distrito Federal”, aponta Leila

Convidados

• Coordenadora do Fórum de Defesa das Águas do DF, Lúcia Mendes;
• Professor de Geofísica da Universidade de Brasília (UnB), Vicente Bernardi;
• Diretora de Planejamento e Administração do IPHAN, Maria Silvia Rossi;
• Representante da Procuradoria da República do Distrito Federal (PR/DF);
• Representante da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal;
• Representante da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA);
• Representante do Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT);
• Representante da Associação Guardiões das Águas Emendadas (GAE).

Serviço

Audiência Pública sobre a Proteção das Águas do Distrito Federal
Data: 27/03/2024
Hora: 9h30
Local: Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 15, Anexo II, Senado Federal