Leila sugere debate sobre regulamentação do esporte eletrônico

A senadora Leila Barros (PSB-DF) sugeriu, nesta quarta-feira (3), a realização de uma audiência pública sobre a regulamentação do esporte eletrônico no Brasil. A sugestão foi dada após análise do Projeto de Lei do Senado (PLS) 383/2017, que propõe o reconhecimento, o fomento e a regulamentação dos esportes eletrônicos (os chamados e-sports) no Brasil. O PL foi aprovado por unanimidade e segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso.

“Tenho interesse em conhecer visões diferentes e, por isso, promoverei audiência pública sobre o tema na Subcomissão de Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base”, disse a senadora do Distrito Federal, presidente da subcomissão. “Entendo a relevância do mercado de jogos eletrônicos e respeito jogadores, patrocinadores, clubes, equipes e todos que investem tempo e dinheiro nesta atividade.”

O debate amplo e democrático, com a participação de entidades esportivas, atletas e gamers, será importante para tratar, também, do possível incentivo a competições de jogos extremamente violentos. Essa é uma preocupação legítima e que merece ser trazida ao processo de construção da regulamentação, segundo a parlamentar.

Tiro esportivo

Sobre modalidades esportivas que fazem uso de armas, como é o caso do tiro com arco e o tiro esportivo, a senadora Leila esclareceu que, como atleta e medalhista olímpica, respeita e incentiva tais categorias. “Apoio todas as modalidades, incluindo o tiro esportivo. Aliás, defendo mudanças nas normas legais para que os atletas do tiro esportivo possam treinar e competir em melhores condições”, ressaltou.