Senado debate saúde mental das mulheres policiais

No Mês da Mulher, o foco do Congresso Nacional se volta para a saúde mental das mulheres policiais, um tema de crescente preocupação que evidencia a urgência de abordagens e políticas específicas para enfrentar os desafios psicológicos enfrentados por essas profissionais. A falta de dados sobre assédio e suicídio de mulheres policiais dificulta a construção de políticas públicas para essas servidoras.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado promove nesta quarta-feira (20), às 14h, uma audiência pública para tratar sobre a temática. Os estudos na área de saúde mental das forças de segurança pública apontam para uma alta incidência de estresse, depressão, ansiedade e síndrome de burnout como consequências diretas da violência organizacional e da pressão psicológica inerente à profissão.

“Ao reunir especialistas, compartilhar experiências e analisar dados, buscamos não apenas entender a profundidade do problema, mas também encontrar soluções práticas que possam fazer a diferença na vida dessas profissionais. Como legisladores, é nosso dever assegurar que as mulheres policiais, que se dedicam diariamente a proteger a sociedade, recebam o respeito, o suporte e a proteção de que necessitam para realizar seu trabalho sem temer pela própria saúde mental e física”, explica a senadora Leila.

Senadora leila

O recente caso da escrivã Rafaela Drummond, de Carandaí (MG), jogou luz sobre a história de mulheres policiais que enfrentam por anos situações de violência. A policial denunciou ser vítima de perseguição, de assédio moral e sexual, além de ser submetida a excessiva pressão psicológica e sobrecarga de trabalho. Esse histórico culminou no suicídio e acendeu um alerta sobre a necessidade de enfrentar essas questões de forma aberta e sistemática.

A audiência pública busca criar um espaço para discussão e análise de políticas públicas que possam oferecer suporte psicológico adequado, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável para as mulheres policiais.

Lista de convidados

  • Ana Magnolia Bezerra Mendes
    Professora titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília
  • Aldair Divino Drumond
    Fundador do Instituto Rafaela Drumond
  • Representante do Ministério da Justiça
  • Representante do Ministério da Saúde
  • Representante do Ministério das Mulheres
  • Martha Maria dos Santos
    Diretora de Direitos Humanos e Políticas Sociais da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais – FENAPRF
  • Coronel Maria Costa
    Presidente da Caixa de Benefícios da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF

Serviço

O quê: Debate sobre a saúde mental de mulheres policiais
Quando: 20 de março, às 14h
Onde: Plenário 6, da Ala Senador Nilo Coelho, Anexo II do Senado Federal
Ao vivo: TV Senado no YouTube

Como participar das audiências públicas do Senado?

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O portal também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.