Foram indicados, nesta terça-feira (19), os 10 senadores que irão compor a Subcomissão Permanente sobre Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base no Esporte Nacional. Com isso, o grupo poderá ser instalado já na próxima semana. O colegiado será formado por parlamentares de nove estados de diferentes partidos.
A subcomissão terá a missão de estudar, analisar e debater temas como o financiamento e funcionamento dos comitês Olímpico e Paralímpico do Brasil, a promoção e o financiamento dos esportes educacional e de alto rendimento, a destinação de verbas de loteria para entidades esportivas e o papel da educação física nos ensinos infantil e fundamental.
“O esporte é fundamental na formação integral do ser humano. Ele ensina valores como respeito a regras e patriotismo, desenvolve habilidades valorizadas no mundo do trabalho, além de ser importante vetor econômico, gerador de riquezas nos setores de serviço, turismo e entretenimento”, explicou a senadora Leila Barros, autora do requerimento de criação da subcomissão.
Além da senadora pelo Distrito Federal, vão compor a subcomissão as senadoras Mailza Soares (PP-AC) e Zenaide Maia (PROS-RN) e os senadores Carlos Viana (PSD-MG), Confúcio Moura (MDB-RO), Humberto Costa (PT-PE), Lasier Martins (PODE-RS), Styvenson Valentim (PODE-RN), Marcos do Val (Cidadania-ES) e Wellington Fagundes (PR-MT).
A primeira reunião do grupo, deve ocorrer na próxima semana, quando serão eleitos o presidente e o vice-presidente. Se forem respeitadas a tradição da Casa, a senadora Leila Barros, como autora do requerimento de criação do colegiado, deve ser eleita presidente da subcomissão. Um plano de trabalho também será elaborado e debatido pelos parlamentares do colegiado.