Sobradinho e Sol Nascente vão ganhar campi do IFB

A construção de dois campi do Instituto Federal de Brasília foi tema de uma reunião entre a senadora Leila Barros e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (24). A parlamentar que é a única representante do DF no Senado a integrar a base do governo, destacou a importância da inclusão da construção dos campi em Sobradinho e Sol Nascente. O governo Federal prepara o anúncio das construção de mais 100 institutos em todo Brasil com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Leila ressaltou que Sobradinho e Sol Nascente contam com uma considerável população jovem em busca de formação profissional e carecem de unidades para atender às demandas educacionais dessas regiões administrativas. A proposta visa não apenas atender às necessidades locais, mas também contribuir para a inclusão social e a promoção do desenvolvimento regional.

“Os novos campi do IFB impulsionarão a formação profissional e fortalecerá a base educacional necessária para o crescimento sustentável dessas regiões administrativas”, avalia Leila.

Leila Barros

Nas redes sociais, o ministro Padilha anunciou o apoio ao pleito da senadora do Distrito Federal. O pedido foi feito no momento de definição das obras que serão priorizadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

A expectativa é de que o presidente Lula apresente a lista dos novos Institutos Federais nos próximos dias. Com uma abordagem multifacetada, as unidades oferecem cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, abrangendo áreas que vão desde as ciências exatas até as humanas.

Os institutos federais também promovem a inclusão social, garantindo que grupos historicamente marginalizados tenham acesso à educação de qualidade e oportunidades no mercado de trabalho qualificado.