A senadora Leila Barros (PSB-DF) foi uma das painelistas do evento “Mulheres no Espaço do Poder – Ontem, Hoje e Amanhã”, que aconteceu nesta segunda-feira (24). Organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, o debate reuniu deputadas e senadoras para falar sobre a sua atuação.
A senadora Leila contou sua trajetória desde quando era atleta até ser eleita a primeira senadora do Distrito Federal. De acordo com a parlamentar, uma de suas bandeiras no mandato é a proteção das mulheres e o incentivo para que o esporte seja visto como um eixo estruturante das políticas públicas.
“Falar com o público feminino sobre a nossa representatividade nos espaços de Poder é, de certa forma, uma maneira de atrair mais mulheres para participar da política. Precisamos aumentar o número de mulheres discutindo politicas públicas para mulheres”, destacou.
No painel conduzido pela jornalista Cristiana Lôbo, a senadora Leila também destacou a sanção da Lei 13.827, que facilita a aplicação de medidas protetivas de urgência para mulheres ou a seus dependentes, em casos de violência doméstica ou familiar. A senadora foi relatora da proposta na Comissão de Direitos Humanos e estava ao lado do presidente Jair Bolsonaro quando a Lei foi sancionada sem vetos.
O debate também contou com a participação das deputadas federais Soraya Santos e Luisa Canziani, da ex-senadora Emília Fernandes e da diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka. O Grupo Mulheres do Brasil é um movimento suprapartidário criado em 2013 por mulheres de diferentes segmentos. O objetivo do grupo é engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país.