Preocupação de professores do DF com retorno das aulas presenciais é apresentada ao MPT e MPDFT

A senadora Leila Barros (PSB-DF) apresentou ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios as preocupações de professores da rede pública do DF com o retorno das aulas presenciais. Os servidores da educação apontam excesso de burocracia para comprovar que possuem comorbidades e também estão preocupados com a saúde dos seus familiares que fazem parte do grupo de risco. Nesses casos, eles defendem que os profissionais permaneçam trabalhando de forma remota.

Professores do Distrito Federal me procuraram na semana passada para externar preocupação sobre os procedimentos…

Posted by Leila do Vôlei on Monday, July 27, 2020

No documento encaminhado ao MPT e MPDFT, Leila também destaca que tem recebido questionamentos sobre a falta de testes para covid-19. Nas redes sociais, a primeira senadora do Distrito Federal ponderou que se o GDF optou por relaxar as medidas de isolamento é necessário garantir a segurança dos alunos, profissionais da educação e seus familiares. 

A senadora Leila foi procurada pelos servidores na quinta-feira (23), quando o Senado Federal votou a Medida Provisória 934/2020 que, entre outras medidas, garante aos estudantes com comorbidades ou que convivem com pessoas do grupo de risco a permanecer assistindo aulas online após a retomada das atividades escolares. Como não havia mais prazo para apresentar emendas, a parlamentar não pode incluir o tema no debate, mas destacou na sessão a preocupação com a saúde desses profissionais e seus familiares. 

“Infelizmente essa demanda chegou nos prazos vencidos. Nós temos agora que cobrar dos gestores estaduais, municipais e distritais esse carinho não só com o retorno dos nossos alunos e com suas famílias, mas também dos profissionais da educação, sendo que muitos deles estão no grupo de risco, com muitas dificuldades e enfrentando essa burocracia”, afirmou Leila.