Artigo: Junho Verde – Um compromisso com o Meio Ambiente

Este mês, o Senado se empenhou em promover o Junho Verde, um movimento de conscientização e ação em prol do meio ambiente. Somamos esforços para destacar a importância de preservar nossa natureza e adotar práticas sustentáveis.

A campanha é uma oportunidade de refletirmos sobre a responsabilidade que temos com o planeta que compartilhamos. É hora de agir em conjunto, encontrar soluções e criar um futuro mais verde e saudável para todos.

Durante todo o mês, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) organizou diversas iniciativas para promover a conscientização e a adoção de práticas ecologicamente responsáveis. Foram realizadas audiências públicas sobre temas centrais para a agenda do meio ambiente, tais como bioeconomia, proteção das nascentes e uso e ocupação do território do Distrito Federal, mercado de carbono e o papel da mulher no enfrentamento à crise climática.

Tivemos também a participação do secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, que apresentou informações sobre os planos, projetos e prioridades da pasta.

Mesmo com a campanha Junho Verde, a atividade deliberativa da CMA não foi interrompida. Com o compromisso de impulsionar e apoiar projetos de lei que promovam a proteção ambiental, a preservação dos recursos naturais e o combate às mudanças climáticas, foram deliberadas sete iniciativas legislativas, sendo cinco requerimentos e dois projetos de lei.

Foi exibido, também, o documentário “Biocêntricos, o filme”, dirigido por Fernanda Figueiredo e Ataliba Benaim. A obra percorre diversos lugares do mundo a fim de apresentar o surgimento e os princípios que orientam a biomimética, área da ciência que estuda as soluções e estratégias usadas pela natureza com o objetivo de aplicá-las em outras áreas de conhecimento, em nossas vidas. Após a exibição do documentário, houve um debate sobre como podemos avançar no Brasil na direção das práticas exposta na tela. 

O Junho Verde é uma oportunidade para cada um de nós repensar nossas escolhas diárias e buscar alternativas mais sustentáveis. Vamos valorizar a biodiversidade, reduzir o desperdício, reciclar, apoiar energias renováveis e promover o desenvolvimento sustentável em todas as áreas.

Por fim, destaco que, este ano, o Junho Verde se integrou à Virada Parlamentar Sustentável, uma iniciativa da sociedade civil junto ao Parlamento brasileiro para promover uma agenda positiva no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, envolvendo parlamentares de diferentes vertentes políticas e posicionamento, evidenciando que meio ambiente é uma pauta comum a todos.

O Senado Federal, por intermédio da CMA, a qual presido, está comprometido com um futuro sustentável, na busca de soluções inteligentes diante dos nossos problemas socioeconômicos para que o Brasil saia na frente e ensine ao mundo que desenvolvimento e conservação dos ecossistemas podem (e devem) caminhar de mãos juntas.

Esperamos contar com vocês nessa jornada. Juntos, podemos criar um mundo melhor para as gerações futuras. Vamos agir agora!