Desporto escolar poderá ganhar data comemorativa e medidas de incentivo

Subcomissão Permanente sobre Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base no Esporte (CEEEFCB) realiza 3ª audiência pública interativa para tratar sobre o Plano Nacional de Esporte, com a participação, entre outros, do secretário especial do Esporte, e do diretor-geral do Comitê Olímpico Brasileiro.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (03) o Projeto de Lei 5638/2019, que institui 25 de maio como o Dia Nacional do Desporto Escolar, em alusão à data da fundação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar. O texto também prevê que, na semana da celebração, sejam realizadas atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar.

A relatora do projeto na CE, a senadora Leila Barros (PSB-DF) defendeu que a data tem um valor importante para sociedade. Para a parlamentar do Distrito Federal, a modalidade desportiva proporciona o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e táticas, obtendo benefícios na formação e promovendo a inclusão social dos alunos, além de consolidar a avaliação dos fatores de risco sociais, promovendo hábitos mais saudáveis.

“O desporto escolar tem um importante papel no desenvolvimento da cidadania e na dimensão cívica das crianças e jovens praticantes, contribuindo para a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade, do espírito de equipe e do esforço para atingir metas desejadas”, assegura a parlamentar do DF. A matéria, que já passou pela Câmara dos Deputados, segue agora para análise do Plenário do Senado. Se for aprovada, a proposta será encaminhada para sanção presidencial.