O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (13) o Projeto de Lei 5.638/2019, que institui 25 de maio como o Dia Nacional do Desporto Escolar, em alusão à data da fundação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar. O texto também prevê que, na semana da celebração sejam realizadas atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar.
A relatora do projeto, senadora Leila Barros (PDT-DF) defendeu que a criação da data é fundamental para incentivar e promover campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar para a sociedade. “Por meio da prática desportiva na escola, aperfeiçoa-se não somente o sistema de educação, mas também a saúde, a cidadania e a segurança pública. Estamos proporcionando o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e táticas e contribuindo decisivamente com a formação de cidadãos responsáveis e promovendo a inclusão social”, afirmou Leila.
Para a parlamentar do Distrito Federal, o esporte é peça fundamental para ensinar os jovens as regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade, do espírito de equipe, do respeito aos adversários e do esforço para atingir metas desejadas. A matéria, que já passou pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.
Leia também: Desporto escolar poderá ganhar data comemorativa e medidas de incentivo