Veja onde se vacinar contra a dengue no sistema público de saúde do DF

O Distrito Federal abriu a campanha nacional de vacinação contra a dengue. A capital do país foi priorizada na distribuição das 750 mil doses que o governo brasileiro recebeu da farmacêutica japonesa Takeda. O imunizante está sendo aplicado em crianças de 10 e 11 anos. Conforme o estoque for sendo abastecido, o público alvo da campanha será ampliado.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a senadora Leila Barros (PDT-DF) acompanharam a aplicação das primeiras doses. A parlamentar agradeceu a chefe da pasta por ter atendido o seu pedido para que Brasília recebesse os primeiros imunizantes.

“Foi emocionante participar desse momento histórico. O imunizante é a esperança de que iremos vencer mais essa doença. Mas não podemos baixar a guarda agora. É importante seguir combatendo os focos da doença dentro das nossas casas”, afirmou Leila.

Senadora Leila Barros

De acordo com a ministra, o governo federal pretende trabalhar, em 2024, com um quantitativo superior a 6 milhões de doses, montante que irá imunizar cerca de 3 milhões de pessoas.

“Esse é um momento histórico – há 40 anos se espera por um imunizante para a dengue, doença que há tempos representa um problema para a saúde pública. Estamos trabalhando para ampliar o fornecimento de doses, com o apoio da Fiocruz e de outros laboratórios nacionais. Além disso, vamos apoiar a vacina do Instituto Butantã.”

Ministra Nísia Trindade

O Ministério da Saúde comprou todas as doses disponíveis, que estão sendo distribuídas de forma ininterrupta. Conforme o imunizante chega, ele é entregue. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o acesso às vacinas pela rede pública de saúde é universal – todas as crianças entre 10 e 11 anos que não tenham imunodeficiência congênita ou adquirida podem ser vacinadas.

Vacina contra a dengue chega ao DF. Saiba tudo sobre a vacinação

Onde se vacina contra a Dengue?

O medicamento é oferecido em todas as 64 postos de vacinação do Distrito Federal. A primeira remessa de doses da vacina contra a dengue chegou ao Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (8). Os imunizantes foram entregues na Rede de Frio do DF vindos de São Paulo. Eles serão distribuídos entre 37 unidades básicas de saúde (UBSs) que serão pontos de vacinação do público-alvo, sem necessidade de agendamento. Ao todo, chegaram 71.708 doses das 194 mil destinadas à capital federal, o número equivale à mesma quantidade de habitantes da faixa etária.

Quem não pode tomar o imunizante contra a dengue?

A vacinação contra a dengue começará pela faixa etária de 10 a 11 anos. Além da idade, a população precisa estar atenta a outras recomendações. Crianças que estão com dengue ou com sintomas sugestivos da doença devem aguardar seis meses para o recebimento da primeira dose. Além disso, a vacina não é aplicada em casos de pessoas que possuam alergia a outros imunizantes,  imunossuprimidos (com imunidade baixa), gestantes ou em período de amamentação e cidadãos que estejam fora da faixa etária dessa fase inicial.

Outras vacinas aplicadas em um curto intervalo não influenciam na eficácia, exceto no caso de doses vivas ou atenuadas, como caxumba, febre amarela e sarampo. Nessas situações, deve-se respeitar o intervalo de 30 dias após a administração da vacina de dengue ou das vacinas vivas.

Locais de vacinação