A Presidência da República sancionou a Lei 14.579/2023, que prevê a celebração anual e a semana dedicada a disseminar benefícios da prática de esportes nas escolas. Relatora do projeto de Lei 5.638/2019, que deu origem à nova legislação que instituiu o Dia Nacional do Desporto Escolar, a senadora Leila Barros (PDT-DF) apontou valores trazidos para a formação dos alunos com a prática desportiva.
“A gente sai do esporte, mas o esporte não sai da gente. Eu fui uma atleta e carrego comigo os valores que me foram ensinado no desporto escolar. Essa celebração não fará do Brasil uma potência olímpica, mas, sim, um país que vai ajudar os seus jovens a conviverem com valores imprescindíveis para a formação e seu futuro: espírito de equipe, respeito às regras e aprender a lidar com frustrações e diferenças. Isso tudo é muito importante e o esporte agrega muito à formação de cidadãos responsáveis”, avaliou Leila.
O Dia Nacional do Desporto Escolar será celebrado em 25 de maio. A nova legislação prevê que serão realizadas atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar na semana em que a data recair. A escolha da data é uma referência à data em que foi fundada a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
Com informações da Agência Senado