Senado terá subcomissão para acompanhar o esporte, a educação física e a formação de atletas

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), a criação da Subcomissão Permanente sobre Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base no Esporte Nacional. A proposta foi apresentada pela senadora Leila Barros (PSB-DF), sob a justificativa de que o esporte é fundamental na formação integral do ser humano – tanto no desenvolvimento de valores como respeito a regras e patriotismo, como desenvolvimento de habilidades valorizadas no mundo do trabalho – além de ser importante vetor econômico, gerador de riquezas nos setores de serviço, turismo e entretenimento.

“Motivos não faltam para a constituição de uma subcomissão para acompanhar de forma permanente a situação do esporte no país, identificando problemas e apresentando soluções, atentando ainda para a importância da Educação Física no processo educacional brasileiro, bem como para o funcionamento das categorias de base no esporte nacional”, explicou a senadora Leila Barros.

A recente extinção do Ministério do Esporte, na avaliação da senadora brasiliense, reforça a necessidade de criar a subcomissão para acompanhar de forma mais atenta a política de esporte no País, principalmente as ações relacionadas com a educação. “É fundamental, também, refletir e debater sobre a importância da educação física no processo pedagógico educacional e no incentivo às práticas esportivas, como ações de promoção da cidadania e da saúde”, acrescentou.

Leila Barros, citando o recente caso do incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo – que tragicamente vitimou dez crianças – opinou que o episódio demonstra a necessidade não apenas de as autoridades responsáveis, mas também o Congresso Nacional, fiscalizarem as categorias de base do futebol e de todas as demais modalidades esportivas no país. A senadora lembrou ainda que o Senado deve se debruçar sobre o legado dos vários eventos esportivos internacionais ocorridos no país e a importância intrínseca do tema para a Educação.