A senadora Leila Barros tomou posse nesta sexta-feira (1º) afirmando que pretende transformar o seu mandato em um exemplo de que a política pode ser exercida com decência e dignidade. Ao lado de outros 53 senadores eleitos em outubro do ano passado, ela jurou guardar a Constituição e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente seu mandato de senadora e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil.
“Em nome de todos os brasilienses e de todos os brasileiros, aos quais representei em todas as quadras do mundo, assim o prometo”, declarou a primeira mulher eleita para representar o Distrito Federal no Senado. Leila ganhou a eleição com o apoio de 467.787 votos. O pleito de 2018 foi marcado pela maior renovação no Parlamento.
Ela foi eleita com a bandeira de incentivar o esporte, a educação e combater a corrupção e a impunidade. Durante a campanha ela aderiu ao movimento Unidos Contra a Corrupção, grupo formado por 373 entidades, que elaborou 70 propostas de combate à corrupção nos setores público e privado. “Me comprometi com meus eleitores a trabalhar pela aprovação de medidas como essas, que podem aprimorar a legislação brasileira no combate à impunidade e à corrupção”, disse.
Durante a campanha, Leila elencou também como prioridade de sua atuação no Senado a defesa das mulheres. “Quero uma sociedade onde as mulheres não sejam vítimas de violência ou discriminadas, quer seja social ou economicamente”. Neste sentido, ela antecipou que estuda medidas para fortalecer as medidas protetivas a mulheres ameaçadas e para tornar a punição aos agressores mais severa.
Outra pauta prioritária da senadora Leila é inserir o esporte na agenda legislativa como eixo estruturante de políticas públicas, gerando oportunidades para os jovens e o bem-estar da sociedade. A parlamentar brasiliense trabalhará para aprovar medidas que fortaleçam a economia brasileira e gerem empregos.