Com o requerimento aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, nesta quinta-feira (13), o Congresso Nacional promoverá o 16º Seminário LGBTI+. O evento, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho, comemora os 50 anos do Levante de Stonewall, marco internacional da luta LGBTI+.
De acordo com a senadora Leila, autora do requerimento, é fundamental que os parlamentares estejam envolvidos e que “o Congresso esteja unido em torno desta pauta.” O seminário é gratuito e os interessados poderão realizar as inscrições pela internet. Este será o primeiro seminário realizado também em parceria com a Câmara Legislativa do DF (CLDF).
História de Stonewall
Em 28 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. A data é um marco da luta pelos direitos da população LGBTI+, em razão de um episódio conhecido como Levante de Stonewall, que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn, bar no bairro de Greenwich Village, em Nova York, nos Estados Unidos.
Um grupo de lésbicas, travestis, gays, bissexuais e drag queens enfrentaram o aparato repressivo do Estado e iniciaram uma rebelião que lançaria as bases para o movimento pelos direitos civis desta população nos Estados Unidos e no mundo. O confronto durou seis dias e foi uma resposta às ações arbitrárias da polícia, que frequentemente promovia batidas e revistas humilhantes em bares da cidade.