A senadora Leila Barros (PSB-DF) parabenizou a decisão do governo japonês e do Comitê Olímpico Internacional (COI) de adiar as Olimpíadas e Paralímpiadas de Tóquio 2020. A parlamentar brasiliense, ex-atleta de vôlei, classificou a mudança como sábia e prudente. “Acredito que tenha sido um alívio para toda comunidade esportiva mundial, principalmente para os atletas que enfrentam dificuldades para treinar”, declarou.
Atualmente, em todo mundo, já são mais de 350 mil pessoas infectadas pela Convid-19. Por conta da pandemia, a parlamentar que coleciona vitórias olímpicas adverte que o momento exige precaução. “A decisão foi sábia, até porque preserva os atletas, a população do país, a comunidade internacional, os turistas que estariam nos jogos e a qualidade técnica dos jogos”, defende.
Leila destacou que os jogos olímpicos em 2021 ganharão um significado a mais. “Essa crise vai passar. Além de estimular o convívio fraterno entre as nações por meio do esporte, a Olimpíada será o palco perfeito para celebrar a nossa vitória sobre o novo coronavírus”.
Pedido de adiamento
O primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, confirmou, nesta terça-feira (24), à imprensa internacional, que pediu ao COI o adiamento de um ano dos jogos olímpicos. Em comunicado oficial, a autoridade esportiva aceitou, e a competição foi postergada para 2021.
“Na circunstância presente, e baseados na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos das 32ª Olimpíadas em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não depois do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional.”