O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (19) um projeto de lei que estabelece o Dia Nacional de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio. O PL 935/2022, de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), visa conscientizar os brasileiros sobre o problema do feminicídio no país, que ocupa a quinta posição no ranking mundial desse tipo de crime.
“A situação é preocupante. Há uma epidemia de feminicídios no Brasil e os números crescentes em diversos estados e municípios comprovam a necessidade de conscientização sobre este problema”, afirmou a senadora Leila Barros.
Senadora Leila
De acordo com o texto, que recebeu o voto favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a data nacional será 17 de outubro. O texto agora será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.
O dia é uma referência ao trágico caso de Eloá Cristina, ocorrido em 2008, em Santo André (SP). Inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg Alves invadiu o apartamento da ex-namorada. Após quatro dias de cativeiro, o criminoso assassinou Eloá.