O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deferiu nesta terça-feira (18) um requerimento de informações solicitado pela senadora Leila Barros (PSB-DF) para que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, dê informações sobre a garantia da continuidade e manutenção da qualidade das atividades do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), principal órgão responsável pelas avaliações e indicadores da educação brasileira. A pasta terá 30 dias, após receber o documento, para apresentar as respostas.
“O Inep, ao que aparenta, caminha para uma situação muito preocupante que nos faz prever o colapso e a perda de importantes conquistas da sociedade brasileira. Essas trocas podem ainda atrasar importantes iniciativas para o desenvolvimento do País, como a operacionalização do novo Fundeb. O que está em jogo é o futuro da educação dos nossos jovens. Se, por algum motivo, o MEC confirmar que não conseguirá realizar os exames de avaliação, ainda há tempo hábil para corrigir rumos”, avalia Leila.
A rotatividade na presidência do Inep, que em pouco mais de dois anos de governo já está no quinto presidente, e a manifestação de ex-ministros e da associação de servidores pedindo proteção contra ‘tensões políticas’ e fim de trocas sucessivas de comando motivou a senadora Leila a protocolar o requerimento em 30 de abril. Com a divulgação de uma portaria publicada na semana passada, onde a aplicação do Enem 2021 não consta nas metas globais do Inep, a parlamentar do Distrito Federal reiterou em plenário a necessidade de aprovação do documento solicitando respostas.
São 25 questionamentos que visam, entre outros objetivos, entender como está o planejamento da autarquia para as provas do Enem, Enade, Encceja, Censo Escolar, Censo Superior e o Ideb.
Veja abaixo as perguntas feitas pela senadora Leila Barros:
- Após mudança de cinco presidentes, em menos de três anos, quais são as medidas tomadas para garantir a continuidade dos serviços do INEP com qualidade?
- Como está o processo de elaboração dos estudos estruturantes e dos indicadores para a operacionalização do Fundeb?
- Quem lidera o processo e como tem sido o debate sobre o desenvolvimento desses indicadores do Fundeb?
- O Censo escolar, tal qual ocorre com o Censo do IBGE, corre algum risco de ser realizado? O INEP tem orçamento suficiente para sua realização?
- O Inep já adequou seus processos e produtos ao que preconiza a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)?
- Porque o Inep ainda não foi demandado pelo MEC para realizar uma avaliação para diagnóstica da educação nesses tempos de pandemia de Covid-19?
- Há estudos sobre o impacto da pandemia e alternativas para recuperar a educação no pós pandemia e no novo normal?
- Como está o processo de contratação das aplicações do Saeb? Quem no MEC irá contratar a aplicação, a impressão e a logística da avaliação? Que Unidade do MEC ficará responsável por definir as referências de aplicação?
- Como será o processo de discussão sobre qualidade que será essencial para definir o novo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)? Haverá audiências públicas e participação da Sociedade e Comunidade Acadêmica sobre esse tema? Não acredita que o parlamento deveria participar deste debate?
- O Saeb tem orçamento adequado para ser realizado este ano?
- O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital será ampliado?
- Quanto custou a aplicação do Enem digital? E a aplicação do Enem em papel?
- O Enem digital não deveria ser mais barato que o Enem em papel?
- O Enem tem orçamento adequado para ser realizado este ano?
- Qual a previsão de aplicação do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Educação de Jovens e Adultos) neste contexto de pandemia?
- O Encceja tem orçamento adequado para ser realizado este ano?
- Como o governo pretende avaliar e regular o Sistema de Educação Superior, em face do Acórdão do TCU no 1175/2018?
- Como será a logística de aplicação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2020/2021?
- O Enade tem orçamento adequado para ser realizado este ano?
- O que é considerado qualidade no Ensino Superior para o atual governo?
- Como criar novos indicadores para Ensino Superior sem estrutura e recursos?
- Como ele pretende avaliar a qualidade da Educação Superior e monitorar sua expansão?
- Como está o processo de implantação do teletrabalho e Programa de Gestão no Inep?
- Como está o processo de tornar possível o reconhecimento das atividades e da carreira do Inep como típicas de Estado?
- Quais são os critérios usados para a assunção de diretorias e Presidência do Inep?