Senado promove sessão em homenagem ao Dia da Democracia

O Senado Federal do Brasil promove na próxima sexta-feira (29), às 14h, uma sessão temática especial em celebração ao Dia da Democracia. Esta iniciativa é uma homenagem à data que marca a luta contínua pela democracia no país e que tem raízes profundas em sua história recente. O ato foi solicitado pela senadora Leila Barros (PDT-DF).

O Dia da Democracia no Brasil é comemorado em 25 de outubro, data escolhida em memória do trágico evento que marcou o país em 1975: o assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Herzog era um dedicado militante na luta pela democracia e pelo fim da censura imposta pela ditadura militar que governava o Brasil na época. Seu trágico destino no DOI-CODI, após ser torturado, tornou-se um símbolo e um ponto de virada na busca pela redemocratização do país.

Embora a democracia tenha sido formalmente restaurada no Brasil com o fim da ditadura militar em março de 1985, sua efetiva consolidação ocorreu com a promulgação da Constituição Federal de 1988. No entanto, nos últimos anos, a democracia brasileira enfrentou desafios sem precedentes.

“Em 8 de janeiro de 2023, manifestantes invadiram e vandalizaram os principais edifícios dos Três Poderes da República, em Brasília, numa tentativa de instaurar um golpe de Estado. No entanto, a democracia brasileira demonstrou sua resiliência e prevaleceu, enviando uma mensagem clara de que resistirá a qualquer tipo de ameaça”, afirmou a sandora Leila Barros ao solicitar a sessão. “É por isso que, mais do que nunca, é crucial celebrar o Dia da Democracia, em homenagem a todos aqueles que lutaram e continuarão lutando, ontem, hoje e amanhã, em defesa da democracia brasileira.”

A sessão temática promovida pelo Senado no dia 29 de setembro busca reafirmar o compromisso do Brasil com os valores democráticos e lembrar a importância da participação cívica na manutenção e no fortalecimento da democracia.

Políticos, líderes da sociedade civil e cidadãos estão convidados a participar deste evento, que promete ser uma oportunidade para reflexão e inspiração. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Senado e pode ser acompanhado também em Youtube.com/TVSenado.