O Senado realiza nesta sexta-feira (2), às 14h, sessão especial para celebrar o Dia da Imprensa. A homenagem é fruto de um pedido apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Instituído por lei em 1999, o Dia da Imprensa é comemorado em 1º de junho, data do lançamento (1808) do Correio Braziliense ou Armazém Literário, publicado em Londres por Hipólito José da Costa.
A parlamentar do Distrito Federal chama atenção para o impacto das transformações tecnológicas sobre os meios de informação e defende o papel fundamental da liberdade de imprensa diante de afrontas e atos antidemocráticos. “Com a proliferação das fake news, a importância dos veículos de comunicação para a sociedade nunca foi tão evidente. Tornou-se indispensável a prática jornalística comprometida com a verdade e a disseminação de informações de qualidade”, destacou.
A sessão deverá contar com debates sobre temas relevantes como a ética na comunicação, a liberdade de expressão e a responsabilidade dos veículos de imprensa na era digital. “A importância e a influência da imprensa mantêm-se destacadas em qualquer sociedade democrática, motivo pelo qual a imprensa deve ser sempre responsável, porém, acima de tudo livre, para informar de forma transparente a população”, ressaltou a senadora Leila.