Senado poderá condecorar atletas brasileiros

O Senado vai instituir a Comenda Rei Pelé para homenagear, todos os anos, até quatro esportistas brasileiros de destaque. É o que prevê o projeto (PRS 111/2019) aprovado nesta segunda-feira (16) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Por iniciativa da relatora, senadora Leila Barros (Cidadania-DF), a homenagem será concedida a dois homens e duas mulheres atletas.

O texto aprovado será ainda examinado pela Comissão Diretora do Senado. Em seu relatório, Leila ressaltou que o panorama esportivo brasileiro mudou muito desde a época em que Pelé atuava, não havendo mais uma prevalência tão evidente do futebol masculino. “Temos hoje diversos esportes profissionais, ou de âmbito não olímpico, que despertam grande interesse da população, inclusive nas modalidades femininas. Com apenas um agraciado por ano, seria difícil atender a um quadro tão amplo e diversos”, argumentou a parlamentar.

Anteriormente o projeto previa a homenagem a apenas um atleta, sem distinção do sexo. A mudança inserida na proposição endossa o movimento de igualdade que está crescendo no meio esportivo e permite que mais modalidades sejam divulgadas com a concessão da honraria. “As mulheres treinam tanto quanto homens, submetem-se a sacrifícios tanto quanto, e tantas outras situações. A Olimpíada de Tóquio foi uma em que um homem e uma mulher levaram as bandeiras dos seus países. Foi a primeira vez, na edição dos jogos, que houve essa abordagem com relação à equidade e de priorizar justamente a participação da mulher e do homem”, explicou a parlamentar e ex-medalhista olímpica.