Senado homenageia profissionais de educação física

Em sessão especial, o Senado homenageia na próxima segunda-feira (dia 13), às 15 horas, o Dia do Profissional de Educação Física, que transcorreu no dia 1º de setembro. A iniciativa de promover uma reunião para valorizar os profissionais da área foi da senadora Leila Barros (Cidadania-DF). Ela destaca a importância da categoria, sobretudo nesse momento em que o Brasil começa a voltar à normalidade, com a redução das mortes pelo coronavírus.

O Brasil possui mais de 500 mil profissionais de educação física atuando não apenas em escolas, clubes e equipamentos esportivos, mas também ao ar livre. “Sua função é contribuir para uma sociedade ativa e saudável, por isso esse profissional precisa cada vez mais ser valorizado”, define a senadora pelo Distrito Federal.

Uma das formas defendidas pela senadora Leila para valorizar a categoria é a aprovação do Plano Nacional de Desporto. No começo de agosto, ela enviou ofício ao ministro da Cidadania, João Roma, cobrando informações sobre a elaboração do PND. Há 23 anos, a Lei Pelé (Lei nº 9.615/1998) incumbiu o governo federal de elaborar e enviar ao Congresso, a cada dez anos, o Plano. A lei nunca foi cumprida.

De lá para cá, muitas conferências foram realizadas pelo governo com a participação de atores do cenário esportivo, mas o plano sequer chegou a ser tornado público. Desde que assumiu o mandato de senadora, Leila tem presidido audiências públicas e pressionado o governo para que, finalmente, o plano seja encaminhado para deliberação do Parlamento.
“O Brasil ressente-se da falta de um projeto amplo, norteador das políticas públicas não apenas voltadas para o esporte de alto rendimento, mas, sobretudo, que envolva os jovens nas escolas e valorize o profissional de educação física”, opina. A senadora Leila acrescenta que a prática esportiva é uma importante ferramenta de inclusão e cidadania.

Sessão – Além dos senadores, também deverão participar da sessão especial – que será realizada no Plenário virtual – o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Cláudio Augusto Boschi; o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região (DF), Patrick Novaes Aguiar; o árbitro olímpico de judô, André Mariano dos Santos; a presidente do Sindicato das Academias do DF, Thaís Yeleni Ferreira; o diretor de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação do DF, Marcelo Ottoline; e o coordenador-geral da Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial, professor Ulisses de Araújo.