Você sabia que o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão? São cerca de 2 milhões de descendentes, que contribuem muito para o crescimento do nosso país. Para homenagear esses cidadãos brasileiros, a senadora Leila Barros (PSB-DF) apresentou um requerimento para a realização de um Sessão Especial sobre os 111 anos da imigração japonesa no Brasil.
A sessão acontecerá às 10h da próxima segunda-feira, dia 8 de julho, no Plenário do Senado Federal.
Em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. Desde então, diversas empresas e projetos econômicos foram desenvolvidos, como o Proceder (Programa de Cooperação Nipo-Brasileira dos Cerrados), Usiminas, Albras, Cenibra e Ishibras, entre outras.
Famosos pela cultura, disciplina e gosto pelo trabalho, a comunidade nipo-brasileira concentra-se em São Paulo, Paraná, Pará e Distrito Federal.
“Japão e Brasil são países amigos que compartilham no cenário internacional os princípios da liberdade, democracia, proteção aos direitos humanos e valorização do Estado Democrático de Direito”, afirma a senadora do Distrito Federal em seu requerimento.
A parlamentar também ressalta que 170 mil brasileiros descendentes de japoneses retornaram ao Japão, representando a maior colônia de brasileiros fora do Brasil. 1