Senado aprova sessão em homenagem aos atletas paralímpicos

Senado aprova sessão em homenagem aos atletas paraolímpicos
O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (16), a realização de uma sessão em homenagem aos atletas paralímpicos brasileiros. O pedido foi feito pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF) e o senador Romário (PL-RJ). A homenagem ocorrerá em 4 de outubro, às 15h, em sessão virtual.
Para Leila, a homenagem se justifica diante da superação do cenário de fortes restrições orçamentárias enfrentado nos últimos anos e das limitações impostas pela covid-19. “A edição dos Jogos Olímpicos entrou para história como a melhor participação da nossa delegação. Os esportistas brasileiros têm enfrentado um cenário adverso e não é fácil chegar em uma Paralímpiada, conquistar medalhas e estabelecer recordes”, ponderou.

Além dos recordes de medalhas de ouro batido (22) e de uma excelente sétima posição no quadro geral, os Jogos de Tóquio foram marcados pela melhor participação das mulheres paratletas. Elas conquistaram sete ouros, sete pratas e 12 bronzes, somando 26 medalhas. A campanha feminina em Tóquio superou os cinco ouros de Sydney 2000 e as 19 medalhas no total conquistadas por elas em 2016. Na edição deste ano, o Brasil ainda subiu ao pódio em 14 modalidades, batendo o recorde histórico deste quesito na Rio-2016.

Outro grande feito foi a consolidação de uma hegemonia em uma modalidade coletiva. O futebol de 5 conquistou o pentacampeonato na Paralimpíada. Nos últimos 17 anos, quem mais se aproxima deste feito é o Irã, no vôlei sentado masculino, e os EUA, no basquete em cadeira de rodas feminino, com três títulos.

O senador Romário destacou que as pessoas com deficiência que representaram o Brasil em Tóquio mostraram claramente ao mundo que são eficientes e “que o limite está muito além do que imaginamos”.

Com informações da Agência Senado