Senado aprova ações para valorizar o esporte olímpico brasileiro

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça-feira (5) o PL 5183/19 que institui 2020 como o Ano da Participação Olímpica Brasileira. Em alusão ao centenário da primeira participação brasileira em olimpíadas, a proposta de autoria da senadora Leila Barros prevê diversas ações para valorizar o esporte nacional.

O texto agora será encaminhado para análise na Câmara dos Deputados. Se for aprovado, serão realizadas palestras e eventos sobre o centenário olímpico brasileiro, emissão de moedas, selos e medalhas alusivas à participação do Brasil nos jogos olímpicos e ao esporte nacional, além de outras medidas que se proponham a esclarecer e sensibilizar a população acerca da prática esportiva em suas mais variadas dimensões, espírito olímpico e valorização da participação olímpica nacional.

A senadora Leila, que participou de três Olimpíadas, destacou que valorizar e difundir a prática reflete em benefícios direto para a sociedade que vão desde a melhoria da condição de saúde e disseminação de formas de lazer à construção de valores como fair play e resiliência. “O esporte é um grande aliado da saúde pública. É um importante agente de prevenção a doenças como obesidade e diabetes. Ele transforma vidas, gera oportunidades e muda o futuro de muita gente, que aprende os valores morais e éticos e a importância de não desistir quando estiver diante de dificuldades.”

Histórico olímpico

A primeira delegação brasileira a participar de uma Olimpíada foi enviada para os jogos em 1920, na Antuérpia, Bélgica. Desde então o país marcou presença em 30 edições. Nossos atletas ganharam 129 medalhas, obtendo o melhor resultado nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, com sete medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze.