A senadora Leila Barros (PSB-DF) levou ao presidente do Senado, nesta quinta-feira (27), uma comitiva de representantes do esporte nacional para tratar de ações legislativas capazes de impulsionar o esporte brasileiro, principalmente os esportes olímpicos. Uma das propostas destacadas no encontro é o PL 2832/2019, que cria o Programa de Modernização da Gestão do Esporte Brasileiro (Proesp).
De autoria da senadora Leila, o projeto estabelece regras rígidas para que as entidades esportivas possam parcelar suas dívidas. “Queremos garantir a sustentabilidade e fortalecer a governança, a transparência e a gestão democrática das entidades”, disse Leila. Para que as entidades esportivas possam ser beneficiadas pelo Proesp é exigido que conste no estatuto social uma cláusula que permita afastar imediatamente e tornar inelegível, por pelo menos cinco anos, o dirigente ou administrador que cometer irregularidades. Também será necessário comprovar a aplicação de recursos recebidos da União nas categorias de base.
O presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou que o Senado está disposto a fortalecer o esporte brasileiro e que propostas como o Proesp são fundamentais para impulsionar. Participaram da audiência, o secretário da Autoridade Brasileira do Ministério da Cidadania, Emanuel Rego, o diretor do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, o diretor jurídico do COB, Luciano Hostins, o presidente da Confederações de Taekwondo, Alberto Marciel, e o presidente da Confederação de Canoagem, João Tomasini.