A senadora Leila Barros agora faz parte do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A primeira senadora eleita pelo Distrito Federal filiou-se ao partido nesta quarta-feira (30) na sede nacional do PDT. O evento contou com a presença de políticos do DF e de outros estados. Durante o evento, a parlamentar destacou que está na política para trabalhar por todos os cidadãos.
“São os pilares de coletividade que estão faltando na política. Se o Brasil está do jeito que está, é porque as pessoas que sempre estão no poder só pensam em si, só pensam no seu grupo e no seu setor mas não pensam na população. E é pelo meu filho e pelos filhos de vocês e por todos nós, que vamos à luta juntos”, assegurou Leila.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, garantiu à senadora carta branca para decidir o futuro político, mas destacou que gostaria de vê-la como canditata ao governo do Distrito Federal. “A política se faz de desafios e para quem acredita nos seus objetivos. É hora de uma mulher de fibra, preparada e inteligente assumir o GDF. Se depender do PDT, você será candidata ao GDF para ganhar”, realçou Lupi.
Para o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), a senadora Leila é a maior revelação do Congresso Nacional desde 2019. “Além do potencial político, Leila tem um amor ao próximo que é impressionante. O Distrito Federal precisa pensar nesse diferencial humano para os próximos anos”, ponderou Kajuru.
O senador Reguffe (União Brasil-DF) mencionou a amizade e as afinidades políticas com a senadora Leila. “Na política nós estaremos juntos e vamos construir juntos um projeto para o Distrito Federal e isso está acima de qualquer coisa. Temos um compromisso com o DF e iremos honrar essa cidade oferecendo uma alternativa para ela”, declarou.
Também adotaram o mesmo tom de união por Brasília o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e o político e empresário Joe Valle (PDT-DF). “Para tirar o DF dessa situação precisamos de uma frente ampla e o compromisso é de estarmos juntos. Acima dos interesses partidários e pessoais está Brasília”, afirmou Izalci. Para Joe, o atual momento do País requer a junção de pessoas empenhadas em fazer a diferença e regastar o verdadeiro espírito da política para achar uma solução para os problemas do Brasil e do Distrito Federal.
O deputado professor Israel (PV-DF) relembrou a caminhada política com Leila. “Caminhar ao lado da Leila na campanha era incrível. Já mostrava ali que era uma política em ascenção. Vê-la na CPI da Covid-19 brigando como uma leoa mostrou que Leila é uma mulher que vai trazer muito orgulho para o Brasil. Sucesso na caminhada!”
Histórico
Primeira mulher a se eleger como representante do Distrito Federal no Senado, Leila também é a primeira cidadã nascida no DF a assumir o cargo. A senadora desenvolve um mandato marcado, principalmente, pela proteção dos direitos das mulheres, fortalecimento do esporte, promoção da igualdade e inclusão social, além da defesa dos interesses do Distrito Federal e dos brasilienses.
A Senadora Leila é autora de três Leis já em vigor. A Lei 14.132 tipifica como crime a prática do Stalking. A Lei 14.066 trouxe novas regras para a segurança de barragens. Ela visa impedir que acidentes como os de Brumadinho e Mariana se repitam e torna mais rigorosas as punições pelos responsáveis por eventuais acidentes.
Outra Lei cuja autoria também foi de Leila é a 14.189. A legislação estabelece normas para ajudar as Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos. Estas instituições fornecem ao sistema público de saúde mais de 130 mil leitos, geram 990 mil empregos e respondem por 69,35% dos tratamentos de rádio e quimioterapia no Brasil.