A senadora Leila Barros (PSB-DF) elogiou nesta terça-feira (13), em Plenário, a participação dos 485 atletas brasileiros na 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos realizados em Lima, no Peru, de 26 de julho a 11 de agosto. Ex-atleta olímpica e campeã pan-americana, a parlamentar também cobrou a permanência dos investimentos no esporte.
“O excelente resultado no Pan de Lima reforça a necessidade de manter o investimento no esporte brasileiro. Porém, estamos vendo contingenciamentos, cortes e reduções de grande magnitude há um ano de uma Olimpíada que pode comprometer os próximos ciclos olímpicos”, ressaltou.
A parlamentar destacou que, apesar da delegação ter sido menor se comparada às últimas quatro edições do evento, o Brasil voltou a ficar com a segunda posição no quadro geral de medalhas depois de 56 anos. Foram conquistadas 171 medalhas, 14 a mais que a marca alcançada pelo país no Pan do Rio em 2007. Segundo ela, trata-se da “maior eficiência de uma delegação nacional nos últimos quatro ciclos pan-americanos”.
Leila avaliou que o bom resultado é consequência direta dos investimentos que foram feitos em atletas, confederações e estruturas físicas esportivas, visando principalmente as Olimpíadas do Rio em 2016.
“Sabemos que, desses recursos, houve mau uso de verbas por algumas confederações, gestores e até pelo Poder Público. Porém os números de Lima também provam que muitas confederações e gestores fizeram o dever de casa e apresentaram resultados concretos nesse Pan”, disse.
A senadora reafirmou ainda apoio ao pedido de uma CPI apresentada pelo senador Jorge Kajuru (Patriota-GO) para apurar desmandos praticados em todas as confederações esportivas nacionais nos últimos anos e destacou a necessidade de o parlamento estar atento para contribuir com modernização da gestão esportiva.
“Para assegurar a existência adequada de todas as modalidades, apresentei o PL 2832/2019, que institui um programa para pactuar dívidas das confederações que se encontram em situação falimentar, de forma a não prejudicar os atletas, em troca da implementação de critérios mais rígidos de boa governança, assegurando o adequado funcionamento das próximas gestões.”
Voto de aplauso
Por iniciativa da senadora Leila Barros, o Senado Federal aprovou um voto de aplauso aos atletas que compuseram a delegação que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2019. A manifestação oficial da casa do Poder Legislativo será enviada ao Comitê Olímpico Brasileiro.