Depois de uma interrupção de dois anos, em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o Congresso Nacional promoveu
nesta quarta-feira (23), às 10 horas, mais uma sessão para a entrega do Diploma Bertha Lutz. Neste ano, quando o prêmio completa vinte anos, serão contempladas 21 mulheres com importante contribuição à defesa dos direitos da mulher.
Indicada pela senadora Leila Barros (sem partido-DF), a ativista Ilda Peliz é uma delas. Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Administração Hospitalar e em Políticas Públicas e Gestão de ONGs e MBA em Marketing de Serviços, Ilda foi gestora do Banco do Brasil durante mais de 27 anos. Um drama familiar fez com que passasse a atuar no terceiro setor.
Quando sua filha, Rebeca, de apenas seis meses, foi diagnosticada com câncer, Ilda passou a frequentar o Hospital de Base do DF e lá conheceu diversas famílias e suas tragédias pessoais. Depois da partida de sua filha, Ilda se empenhou até conseguir arrecadar os recursos suficientes para construir o Bloco 1 do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.
“Como presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, a ABRACE, durante 22 anos, ela ajudou muita gente”, destacou a senadora Leila. “Esse Diploma Bertha Lutz é mais um gesto de reconhecimento ao seu profissionalismo e competência e também à sua dedicação a causas humanitárias e ao bem-estar do próximo”, destacou.
Ilda também foi secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal. No cargo, trabalhou para expandir a capacitação e os incentivos para o empreendedorismo feminino, criando oportunidades de geração de ocupação e renda para as mulheres.
Além de Ilda Peliz, também serão premiadas com o Diploma Bertha Lutz 2022: Ana Lara Camargo de Castro, Andrea Gadelha, Angela Salazar, Eva Evangelista, Filomena Camilo do Vale, Flávia Arruda, Flávia Cintra, Heloísa Starling, Inês Santiago, Jocilene Barbosa, Jurema Pinto Werneck, Luiza Trajano, Margareth Dalcolmo, Michelle Bolsonaro, Miracy Barbosa de Souza Gustin, Mônica Sifuentes, Renata Gil Alcantara, Rosa Geane, Ruth Almeida e Wilma de Faria (in memoriam).