A senadora Leila Barros (PSB-DF) assinou nesta terça-feira (12) o novo requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores, conhecida como CPI da Lava Toga.
O novo pedido foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE) e alcançou os apoios de 27 senadores necessários para a criação de uma CPI. Em fevereiro, com as assinaturas necessárias, foi protocolado o primeiro pedido de instalação da CPI. No entanto, dois senadores as retiraram o apoio e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), determinou o arquivamento.
A senadora Leila assinou o primeiro requerimento de instalação da CPI e apoiou também o movimento pelo desarquivamento do pedido. “Respeito o Poder Judiciário e valorizo o seu trabalho. Mas é missão do Congresso Nacional fiscalizar. O objetivo desta CPI é analisar eventuais condutas inadequadas por parte de algum magistrado. É importante ressaltar que esse é um movimento suprapartidário e que conta com o amplo apoio da população”, avalia.