Em um gesto simbólico de apoio à campanha Outubro Rosa, que visa aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, o Congresso Nacional se iluminou de rosa. A autora desse pedido especial foi a senadora Leila Barros (PDT-DF), que demonstrou seu compromisso com a saúde das mulheres brasileiras.
Leila destaca importância de falar abertamente sobre o câncer de mama. “Apesar de ser um tema difícil, a conversa aberta sobre o câncer pode ajudar a dissipar mitos e esclarecer dúvidas, reduzindo o medo associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for detectado no início. Precisamos incentivar as mulheres a fazerem exames regulares e a buscar ajuda médica quando necessário”, disse.
O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres no Brasil e os números são alarmantes. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 73.610 mulheres receberão o diagnóstico da doença. A conscientização sobre a importância da mamografia regular, do autoexame e do acompanhamento médico são fundamentais para melhorar as taxas de sobrevivência e a qualidade de vida das pacientes.
“O Outubro Rosa é um mês dedicado à conscientização e a iluminação da sede do Poder Legislativo é um lembrete constante do nosso compromisso com a saúde das mulheres. É também uma mensagem clara de solidariedade e apoio a todas as mulheres que enfrentam essa doença”, afirmou a parlamentar.