Na próxima quinta-feira (21), às 15h, o Senado Federal promoverá uma sessão especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, uma iniciativa para destacar a importância desse recurso natural fundamental para a vida. A sessão foi solicitada pela presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senadora Leila Barros (PDT-DF).
O Brasil enfrenta um desafio significativo em relação à gestão da água, especialmente diante das mudanças climáticas que têm impactado as cidades em todo o país. A escassez hídrica é uma realidade complexa que afeta diversas regiões, tanto urbanas quanto rurais. Nos últimos 30 anos, o país perdeu 1,5 milhão de hectares de superfície de água, afetando todos os biomas, com destaque para o Pantanal, que sofreu uma retração de 81,7%, e a Caatinga, que perdeu quase um quinto de sua superfície de água (19,1%). Esses dados alarmantes foram revelados por uma pesquisa divulgada recentemente pelo MapBiomas.
“É fundamental destacar que água e saneamento básico são direitos humanos reconhecidos pela ONU. Ninguém pode viver sem acesso a esse recurso vital. Debater o futuro das gerações é direcionar as políticas públicas de preservação da água não apenas para o uso sustentável desse recurso, mas também para as razões por trás da frequente incidência de secas e inundações no país, bem como as medidas necessárias para mitigar esses problemas”, avaliou Leila.
senadora leila
A Sessão Especial busca ampliar o debate sobre essas questões urgentes e incentivar a adoção de medidas concretas para proteger a água. A celebração dessa data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade premente de preservação da água, que é não apenas essencial para a sobrevivência dos seres vivos, mas também para as atividades diárias.
Veja aqui a lista de convidados:
• Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
• Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva;
• Diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Verônica Sánchez
• Professora do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rosa Maria Formiga Johnsson;
• Relator da ONU do tema Água e Saneamento, Pedro Arrojo;
• Especialista em gestão de recursos hídricos e em gestão de risco de desastres, Beate Frank;
• Jornalista especializado em meio ambiente, André Trigueiro;
• Docente e pesquisador da Universidade de Araraquara, Osvaldo Aly Júnior;
• Coordenador da Associação no Semiárido Brasileiro (ASA), Cícero Félix dos Santos;
• Fundação SOS Mata Atlântica;
• Coordenadora do Fórum de Defesa das Águas, Lucinha Mendes.
Para mais informações, entre em contato com a assessoria da senadora Leila Barros
E-mail: sen.leilabarros@senado.leg.br
Telefone: 61 3303-6427