Senadores homenageiam 40 Anos da Associação Brasileira de Automação

Nesta segunda-feira (30), o Plenário do Senado foi palco de uma sessão especial que celebrou o 40º aniversário da Associação Brasileira de Automação, também conhecida como GS1 Brasil. A organização sem fins lucrativos é dedicada a promover a automação comercial e a adoção do código de barras. A responsável pelo requerimento para esta homenagem foi a senadora Leila Barros (PDT-DF), que enfatizou a contribuição significativa da GS1 para a eficiência da administração pública.

“A GS1 Brasil conta com 58 mil associados e desempenha um papel crucial na rastreabilidade fiscal de bens comercializados, na verificação da origem de alimentos, medicamentos e produtos médicos, na consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, e na luta contra a falsificação e o contrabando de produtos”, explicou.

Ela ressaltou ainda o trabalho de excelência realizado pela instituição ao longo dos últimos 40 anos e o seu papel como referência nas ações junto à administração pública, trazendo modernidade e eficiência à atuação dos gestores.

João Carlos de Oliveira, presidente da GS1, destacou o compromisso da instituição em contribuir para o sucesso do ramo de negócios. “A GS1 faz parte de um sistema global que promove padrões que facilitam a comunicação com o mercado, conectando mais de 2 milhões de empresas em 150 países, e sua participação nos fluxos internacionais de trabalho continua a crescer a cada ano”, disse.

José Humberto Pires de Araújo, Secretário de Estado do Governo do Distrito Federal e vice-presidente de relações governamentais da GS1 Brasil, enfatizou o apoio da instituição a projetos que melhoram a gestão de processos e empregam novas tecnologias em diversos setores da economia.

Além de fornecer códigos de barras que identificam produtos, a associação oferece às empresas uma rede global de sincronização de dados, padronizando processos e fornecendo consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores, incluindo saúde, economia circular, varejo e comércio eletrônico.

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, ressaltou a importância da parceria entre o setor público e privado, destacando que os 40 anos de atividades da GS1 demonstram o bom funcionamento desse diálogo. Ele destacou que o uso do código de barras permite que a população mapeie produtos, o que ajuda a reduzir o chamado “custo Brasil”.