Um problema alarmante de segurança está afetando as escolas públicas do Distrito Federal. De acordo com dados divulgados recentemente pelo Observatório de Políticas Públicas (ObservaDF) da Universidade de Brasília (UnB), mais de 70% das pessoas consideram as escolas inseguras, tanto dentro dos prédios quanto em seus arredores. Regiões como Fercal, São Sebastião, Lago Norte, Jardim Botânico e Taguatinga são particularmente afetadas.
O ObservaDF é um projeto que visa trazer visibilidade para os problemas enfrentados pelos brasilienses, apresentando dados e informações que servem como base sólida e imparcial para a análise e formulação de políticas públicas. “A realidade dos número não pode ser ignorada. É fundamental que medidas sejam tomadas para melhorar a segurança nas escolas públicas”, afirmou a senadora Leila Barros (PDT-DF), que solicitou o levantamento aos pesquisadores do Observatório.
O estudou também apontou caminhos para enfrentar o problema. Entre as sugestões estão o aumento da presença policial, a promoção da cultura da paz e a ampliação de atividades culturais e esportivas fora do horário escolar. “É crucial que o GDF aproveite os resultados do estudo e adote medidas efetivas para garantir a sensação de segurança na comunidade escolar. O ObservaDF traz informações relevantes que podem ajudar a promover mudanças positivas na qualidade de vida da população. É por isso que destino emendas parlamentares para apoiar o trabalho dos pesquisadores”, destacou Leila.
Para mais informações sobre as políticas públicas no Distrito Federal e ter acesso a outros estudos realizados pelo ObservaDF, acesse observadf.org.br.