A cerimônia de posse da nova Executiva do PDT-DF, nesta terça-feira (16) foi marcada por um discurso de união e construção de um novo projeto político para o Distrito Federal. A nova presidente do diretório regional da sigla, senadora Leila Barros, convidou os partidos progressistas para o diálogo.
“O sucesso é resultado do trabalho em equipe, da valorização das pessoas e do comprometimento em vencer cada desafio. Aprendi isso no esporte e vivo isso diariamente na política. Quando somamos nossas habilidades e conhecimentos em favor daqueles que mais precisam, alcançamos resultados extraordinários”, afirmou a primeira mulher eleita senadora pelo Distrito Federal.
As longas filas para exames, cirurgias e atendimentos nas unidades de saúde, a falta de medicamentos na farmácia popular, o transporte público ineficiente, as escolas superlotadas e com infraestrutura precária foram apontadas por Leila como as principais carências da capital. A senadora defendeu que o único caminho para enfrentar e solucionar os problemas no serviço pública começa com o diálogo e a convergência entre partidos, movimentos progressistas, lideranças políticas e de todos que desejam ver o Distrito Federal melhor.
“Com humildade para ouvir e entender, o PDT quer construir consensos e pontes. Queremos chegar lá na ponta. Estou confiante de que poderemos transformar o Distrito Federal em um lugar melhor para se viver. Eu quero estar ao lado de cada um de vocês para essa missão e gostaria de contar com o apoio de todos”, destacou a presidente do PDT-DF.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, saudou a nova presidente do partido na capital da República e destacou a trajetória vitoriosa dela no esporte, e o trabalho que ela vem desempenhando no Senado Federal. “A história de Leila no esporte e na política me faz ter a certeza de que a senadora será a melhor presidenta do PDT. Eu me inspiro na luta e na coragem dela. O partido que tem a história do PDT e as lideranças que nós tivemos, como Leonel Brizola, tem um desafio de lutar pelo povo brasileiro.”
Para o presidente interino do PDT, deputado André Figueiredo, a senadora Leila cumprirá um importante papel na reconstrução das políticas públicas sociais no DF e no Brasil. “Nós acreditamos em um processo de transição, um projeto novo para o Brasil e o DF. Com a Leila, tenho certeza de que teremos sucesso nessa missão que exige muito diálogo e interlocução com lideranças.” A cerimônia também foi prestigiada pelo secretário-geral nacional do PDT e presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias.
Além da posse de Leila Barros como presidente do PDT-DF, também foi empossada a nova Executiva Distrital do partido, com George Michel como presidente de honra e primeiro vice-presidente, 2° vice-presidente Peniel Pacheco, 3ª vice-presidente Jovita Rosa, Secretário Geral Benivaldo Ribeiro, 2° Secretário Amauri, 1° Tesoureiro Francisco, 2° Tesoureiro Julio César, 1ª vogal Denise Franco, 2ª vogal, Cleonice, Assessor Jurídico Eduei dos Santos.
Diálogo permanente
A solenidade de posse da nova Executiva do Distrito Federal contou com a presença de diversas lideranças do campo progressista. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou o comprometimento da senadora Leila com o Distrito Federal. “Tenho o privilégio de trabalhar com a Leila no Senado e vejo o quanto ela está empenhada em melhorar a vida do brasiliense. Precisamos de pessoas com esse perfil para ajudar a construir um projeto e uma política de Estado que tenha o compromisso com a vida das pessoas”, avaliou.
O deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) destacou que Leila tem o DNA do PDT. “Eu tive o privilégio de iniciar as conversas para trazer a senadora Leila para o partido. É uma liderança que defende as pautas sociais e os direitos dos cidadãos, bandeiras que estão no DNA do PDT. É uma liderança que está sempre aberta a dialogar e buscar consensos. É uma política que admiro e poderá contar sempre com o meu apoio”, afirmou o parlamentar.
Outra liderança presente na solenidade foi a deputada distrital e presidente do Cidadania-DF, Paula Belmonte. Ela lembrou que decidiu entrar na política após uma conversa com a senadora Leila. “A senadora é uma mulher simples, séria, responsável e que ama o DF. Eu percebi isso nas conversas que tivemos antes mesmo de eu decidir me candidatar. Ela me inspirou a entrar na vida pública. Tenho certeza que o PDT-DF vai fazer um trabalho eficiente para a capital. E precisamos estar unidos pela nossa cidade”, disse a deputada, ao colocar-se à disposição para construir um novo projeto político para o DF.
O presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, afirmou que o PDT fez uma “belíssima” escolha ao escolher Leila para conduzir o partido. “O país vive um ciclo de reconstrução democrática e das políticas sociais. É importante que as siglas partidárias sejam conduzidas por pessoas que defendam essas pautas. E a senadora Leila tem um perfil que o DF carece. Precisamos aproveitar esse momento de união para discutirmos o futuro da nossa capital.”
Também participaram do ato o presidente do PMN-DF, Lucas Kontyanis, o presidente do PC do DF, João Goulart, o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, a porta voz da Rede Sustentabilidade, Ana Paula Inglez, o presidente do PV-DF, Eduardo Brandão, o presidente do Solidariedade-DF, Junior Moreira, a presidente do PSOL-DF, Teresinha Monteiro, o secretário de Relações Internacionais do GDF, Paco Brito (Avante-DF), o deputado distrital, Fabio Félix (PSOL-DF) e o ex-deputado Federal, professor Israel (PSB-DF).