Os senadores aprovaram nesta terça-feira (11) projeto que cria a Comenda Rei Pelé. A honraria será concedida anualmente pelo Senado. O Projeto de Resolução do Senado (PRS) 111/2019 teve como relatora a senadora Leila Barros (PDT-DF), que fez alterações no texto original para que a homenagem seja concedida a dois homens e duas mulheres atletas. Anteriormente, o projeto previa a homenagem a apenas um atleta, sem distinção do sexo.
A senadora Leila ressaltou que o panorama esportivo brasileiro mudou muito desde a época em que Pelé atuava. “Temos hoje diversos esportes profissionais, ou de âmbito não olímpico, que despertam grande interesse da população, inclusive nas modalidades femininas. Com apenas um agraciado por ano, seria difícil atender a um quadro tão amplo e diverso”, argumentou a parlamentar.
A mudança inserida na proposição endossa o movimento de igualdade que está crescendo no meio esportivo e permite que mais modalidades sejam divulgadas com a concessão da Comenda Rei Pelé. “As mulheres treinam tanto quanto os homens, submetem-se a sacrifícios tanto quanto, e tantas outras situações. A Olimpíada de Tóquio foi uma em que um homem e uma mulher levaram as bandeiras dos seus países. Foi a primeira vez, na edição dos jogos, que houve essa abordagem com relação à equidade e de priorizar justamente a participação da mulher e do homem”, explicou a parlamentar e ex-medalhista olímpica.
A relatora também acatou emenda da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) que inclui paraesportistas na homenagem. Leila classificou o paradesporto brasileiro como “superpotência mundial”, e seus atletas, como inspiração para todos. Na discussão da matéria, o autor do projeto, senador Romário (PL-RJ), justificou que a comenda busca reafirmar a história de Pelé e incentivar que novos atletas e esportistas honrem o nome do Brasil.
Pelé
Nascido em 1940, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi um dos mais conhecidos jogadores de futebol do país. Foi eleito pelo jornal esportivo francês L’Equipe, em votação que envolveu jornalistas de todo o mundo, o maior atleta do século 20.
Como atleta profissional, participou decisivamente de três títulos mundiais (1958,1962 e 1970). É o maior artilheiro da história do futebol até hoje, com 1.281 gols.
Leia também: Senado poderá condecorar atletas brasileiros