A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou a realização de uma série de audiências públicas sobre as conclusões do Fórum da Geração Ecológica, grupo com diversos especialistas organizado no colegiado em 2021 e 2022.
A senadora Leila Barros, presidente da CMA, ressaltou que todos os temas do Fórum serão incluídos nas discursões.
“Serão realizadas as audiências públicas com o objetivo de debater as conclusões dos trabalhos dos cinco GTs que compuseram o Fórum da Geração Ecológica: Energia; Economia Circular e Indústria; Proteção e Restauração e Uso da Terra; Cidades Sustentáveis; e Bioeconomia,” destacou Leila.
A CMA ainda aprovou uma audiência pública sobre o Fundo Amazônia e uma outra sobre Recursos Hídricos.
Os senadores decidiram ainda pela recriação da Subcomissão do Pantanal. O senador Wellington Fagundes afirmou que a região precisa de atenção do poder público.
“Para nós do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é extremamente importante, pois o Pantanal é a maior área alagada do mundo”, comemorou o senador Wellington Fagundes. A subcomissão poderá contribuir com soluções que permitam o desenvolvimento sustentável na região, por meio de práticas de uso da terra e atividades econômicas que não prejudiquem o ecossistema.
Os senadores da CMA aprovaram ainda uma audiência para debater o projeto que trata da Política Nacional de Manejo e Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. As datas das reuniões ainda serão definidas.