O Partido Democrático Trabalhista confirmou a candidatura da senadora Leila Barros ao governo do Distrito Federal. O anúncio foi feito durante a convenção do partido nesta quinta-feira (4). Joe Valle foi anunciado como vice, formando uma chapa puro- sangue. O evento contou com as presenças do candidato pedetista à Presidência da República, Ciro Gomes, e do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.
Leila prometeu construir junto com os brasilienses um governo que atenda os anseios e respeite o cidadão. “É chegada a hora de devolver Brasília aos seus verdadeiros donos, de realizar uma gestão pública séria e responsável, voltada ao cuidado das pessoas que vem sofrendo com uma saúde sucateada, com um péssimo sistema de transporte público, com mães dormindo no frio das filas dos CRAS e tantas outras mazelas oferecidas por esse governo que aí está. É com toda a minha disposição que reafirmo o meu compromisso de servir a esse projeto de resgate da terra onde nasci”, afirmou Leila.
Leila Barros chega ao pleito para se consolidar como a primeira mulher a governar a capital da República. Seu governo vai se concentrar, acima de tudo, em reduzir as desigualdades econômicas e sociais presentes no DF, promover uma política efetiva de mobilidade e valorização da educação, do esporte e da cultura.
“Atrás dos monumentos e da arquitetura de Brasília existem vidas que estão sofrendo, vivendo a insegurança alimentar, dormindo nas filas dos Centro de Referência de Assistência Social pedindo um pouco de assistência social. Vidas perdidas pela falta de planejamento e compromisso. Vamos fazer um governo que não vai se esconder atrás de obras. Teremos um governo que se compromete a cuidar das pessoas dessa terra”, garantiu a candidata.
O presidente nacional do PDT, desde o momento da filiação da senadora, acredita que ela pode promover mudanças no DF e, por isso, sempre foi um entusiasta da sua candidatura. “Leila está aqui para mudar a história e se tornar a primeira mulher a governar o Distrito Federal. Esse povo precisa da Leila, uma governante séria, responsável, comprometida com a causa popular”, disse Carlos Lupi.
O projeto de Leila está intimamente ligado ao Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) do PDT, defendido amplamente por Ciro Gomes em sua campanha. A candidata brasiliense é uma importante aliada na corrida pedetista ao Planalto. De acordo com o presidenciável pedetista, a candidatura da senadora é uma grande oportunidade de mudança para o povo do DF.
“Não é todo dia que a política produz um tesouro de decência, de honradez, de espírito público, de inteligência, de competência, de amor verdadeiro à causa do povo. Esse tesouro se chama Leila do Vôlei. É insanidade repetir as mesmas coisas e esperar resultado diferente. O Distrito Federal tem uma chance de ouro, com Leila e Joe Valle”, afirmou.
Perfil
Primeira mulher a ser eleita representante do Distrito Federal no Senado, Leila também é a primeira brasiliense a assumir o cargo. Ela desenvolve um mandato marcado, principalmente, pela proteção dos direitos das mulheres, fortalecimento do esporte, promoção da igualdade e inclusão social, além de defesa dos interesses do Distrito Federal e dos brasilienses.
Em três anos e meio de mandato, Leila trabalhou diretamente na construção de 15 leis sancionadas, sendo 12 relatorias e três legislações de sua autoria. Leis que salvaram vidas de mulheres, que auxiliaram o SUS na pandemia e que ampliou a segurança de barragens. Veja aqui as Leis.