O descrédito da população com a classe política foi refletido nas urnas. A renovação no Senado Federal foi de 85% na última eleição. Em quatro meses de mandato, os novatos têm se destacado no parlamento. Entre os dez primeiros colocados no Ranking dos Políticos, sete são senadores de primeiro mandato. A ferramenta apartidária avalia a atuação dos congressistas em questões como produção legislativa, assiduidade nas sessões e votos em temas importantes para o país.
Quem lidera a lista é a senadora Leila Barros (PSB-DF), ex-jogadora de vôlei e representante do País em três olimpíadas. Autora de 20 proposições legislativas e relatora de 66 projetos, aprovou logo no primeiro mês do mandato o PL 550, que reforça a segurança da exploração mineral no país. Tramitando na Câmara dos Deputados, a proposta é considerada uma das mais relevantes ações aprovadas pelo Senado neste semestre. Além de reforçar a efetividade da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), a proposição endurece as penas para os envolvidos em crimes ambientais.
Uma característica comum a parte dos senadores novatos é a economia de recursos públicos aliada à entrega de resultados. A melhor senadora do Brasil, por exemplo, dispensou o imóvel funcional, os auxílios mudança e moradia, a aposentadoria especial, o passaporte diplomático e o plano de saúde vitalício. Da cota destinada ao funcionamento da atividade parlamentar (verba indenizatória), tem o compromisso de utilizar apenas o que for imprescindível para o pleno exercício do mandato. A parlamentar ainda não utilizou essa verba.
Ela participa ainda de 11 comissões e subcomissões permanentes do Senado, dois grupos parlamentares, 14 frentes parlamentares e divulga em suas redes sociais as ações legislativas e as agendas diárias como representante do Distrito Federal. Audiências com o presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros de Estado, o governador Ibaneis Rocha e deputados distritais demonstram o empenho da senadora Leila em liberar emendas para investimentos na educação e saúde do DF e obras de infraestrutura na BR-080.
Leila e o presidente Bolsonaro encontraram-se duas vezes. Na primeira reunião, conversaram sobre políticas públicas do esporte. E no segundo encontro o presidente sancionou a Lei 13.827, que altera a Lei Maria da Penha para agilizar a aplicação de medida protetiva de urgência.
Os dez senadores mais bem avaliados pelo Ranking dos Políticos são: Leila Barros (PSB-DF), Reguffe (S. Part-DF), Oriovisto Guimarães (PODE-PR), Fabiano Contarato (REDE-ES), Eduardo Girão (PODE-CE), Jorge Kajuru (PSB-GO), Styvenson Valentim (PODE-RN), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Cid Gomes (PDT-CE)
Transparência
Além da economia, os senadores novatos têm criado
mecanismos de transparência para o mandato. Pelo WhatsApp da senadora Leila, o
brasiliense recebe informações das agendas, das votações e posicionamentos
políticos, como o apoio à instalação da CPI da Toga. As conquistas do mandato
também são divulgadas, entre elas a aprovação do PDS 377/2015 e do PL 2097/2019,
ambos relatados pela senadora. O PDS derruba uma portaria do Ministério da
Saúde para retomar os exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos.
Já o PL 2097 reorganizou a estrutura judiciária do DF criando a Vara de
Execução de Títulos Extrajudiciais e de Conflitos Arbitrais. A proposta
transfere das Varas de Fazenda Pública para esse novo juizado a competência de
julgar ações que tenham como parte as sociedades de economia mista (CEB, CAESB
e BRB), permitindo uma prestação de serviços jurisdicionais mais ágil e
eficiente.