Origens e família

Leila Gomes de Barros Rêgo nasceu no dia 30 de setembro de 1971. É filha do seu Francisco, um mecânico que estudou até a terceira série, e de Francisca, dona de casa.

O casal de cearenses se mudou para a capital federal e se estabeleceu na década de 70 na Região Administrativa de Taguatinga, onde nasceram Leila e seu irmão mais novo, o músico Marcelo Cram.

Estudou nas escolas públicas do governo, nos Centros Educacionais 2, 9 e 10, região central de Taguatinga. Foi seu primeiro professor de educação física que a incentivou a jogar vôlei.

Na adolescência, durante uma competição representando sua escola, Leila chamou a atenção de irmã Stella, que conseguiu uma bolsa integral de estudos em um colégio particular do Plano Piloto. Foi quando, aos 13 anos, Leila viu o Lago Paranoá pela primeira vez.

Emanuel, na areia, beija Leila, na arquibancada
Entre um jogo e outro, Emanuel ganha carinho da esposa Leila (Foto: Helena Rebello/Globo Esporte)

Como a nova escola ficava a duas horas de ônibus da casa da família de Leila em Taguatinga, irmã Stella deixou que a estudante morasse em um quartinho nos fundos do colégio. E sempre levava o almoço das freiras para a menina se alimentar. Leila morou no quartinho por 3 anos e meio.

Aos 17 anos, contra a vontade de seus pais, que não acreditavam no sonho da filha, Leila foi sozinha participar de uma seletiva no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Foi aprovada e lá iniciou sua carreira vitoriosa como atleta. Anos depois, voltou a Brasília.

Hoje, é casada com o campeão olímpico Emanuel Rêgo, pai de seu enteado Mateus, e é mãe do Lukas, sua maior conquista.

Conheça a carreira de Leila do Vôlei como atleta e como gestora.