Regulamentação de esportes eletrônicos é tema de audiência no Senado

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 383/2017 que propõe o reconhecimento, o fomento e a regulamentação dos esportes eletrônicos (os chamados eSports) será tema de audiência pública da Subcomissão de Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base do Senado Federal, presidida pela senadora Leila Barros (PSB-DF). O debate ocorre nesta quinta-feira (7), a partir das 9h30, no Plenário 15 da Ala Alexandre Costa.

A audiência pública foi requerida pela parlamentar brasiliense após ela ter sido procurada por diversos interessados, contrários e favoráveis à regulamentação dos eSports no Brasil. “A regulamentação desse segmento não pode ser feita sem que os principais interessados sejam ouvidos. Por isso, apresentei um requerimento para a realização da audiência pública. É muito importante que possamos ouvir a contribuição e opinião de todos os lados”, explica a senadora.

Importantes nomes do mercado de esportes eletrônicos brasileiro. Entre eles alguns jogadores e representantes de empresas desenvolvedoras de games, como é o caso do representante da Entertainment Software Association (ESA), Mario Marconini; do co-proprietário da INTZ, Lucas Almeida; da diretora executiva da Black Dragons, Cherrygumms; do diretor da BBL, Leo De Biase; e do presidente da Gamers Club, Yuri Uchiyama. (Veja abaixo a lista completa).

Os eSports são as atividades competitivas envolvendo jogos de videogame, computador e outros equipamentos. Aprovado pela Comissão de Educação, Esporte e Cultura, em julho, o projeto voltou para análise de emenda apresentada em Plenário após o pedido de entidades de games. A reunião contará com a possibilidade de participação popular por meio do Portal e-Cidadania.

Para receber informações sobre a audiência pública acerca dos eSports pelo WhatsApp, envie seu nome e a palavra “GAMES” para o número 61 9903-7838.

Convidados para debate o PL 383/2017:

  • Mario Marconini
    Representante da Entertainment Software Association (ESA)
  • Leo de Biase
    Diretor-Executivo (CEO) da BBL e-SPORTS
  • Lucas Almeida
    Diretor-Executivo (CEO) da INTZ
  • Pedro Henrique Vieira Casali de Oliveira
    Diretor-Executivo (CEO) da Team oNe
  • Nicolle “Cherrygumms” Merhy
    Diretora-Executiva (CEO) da Black Dragons
  • Yuri “Fly” Uchiyama
    Presidente da Plataforma de Counter-Strike do Brasil Gamers Club
  • David Leonardo da Silva de Andrade Teixeira
    Presidente da Federação de Esportes Eletrônicos do Distrito Federal (FEEDF)
  • Wendell Lira
    Gamer, Youtuber e Ex-jogador de futebol de campo